Casa das Fadas em Óbidos
Óbidos tem a funcionar dentro do recinto muralhado a Casa das Fadas, uma residência particular que funciona também como sede da "Cores e Caminhos", uma empresa que organiza encontros recreativos e pedagógicos para crianças, jovens e idosos. O projecto, que tem por base a pedagogia Waldorf, funciona em diversos locais do país, a sua maioria na zona da grande Lisboa.
"Há estudos feitos que mostram que quem tiver acesso a contos de fadas em pequeno será um adulto saudável a nível físico e mental", diz Cláudia Valentim, mentora do projecto "Cores e Caminhos" no qual se inclui a Casa das Fadas.
Este projecto foi inspirado na pedagogia do filósofo austríaco, Rodolfo Steiner, e surgiu como um apoio a escolas, bibliotecas e autarquias, apresentando três propostas de eventos para as várias fases etárias ao nível das artes.
"É muito importante que as crianças, nos primeiros anos de vida, tenham convivência com os contos de fadas", explicou Cláudia Valentim, que se dedica essencialmente aos eventos destinados aos primeiros sete anos da criança. Esta responsável justificou ainda a necessidade deste apoio com o facto das educadoras dos estabelecimentos de ensino públicos terem ao seu cuidado um elevado número de crianças e não terem tempo para preparar este género de espectáculos.
A "Cores e Caminhos" adapta essas histórias ao teatro de marionetas que apresenta nos jardins da residência em Óbidos (a Casa das Fadas). Por estar ligado à pedagogia de Steiner, "em que há um grande respeito pelo Universo e a natureza", os cenários são exclusivamente compostos por elementos naturais, como troncos, folhas, pedras e musgo, que Claudia Valentim apanha no próprio dia do espectáculo.
Já as marionetas sao feitas com lã de ovelha e os vestidos que ostentam são de seda tingida manualmente. Não têm rosto e são movidas muito lentamente pelos marionetistas enquanto o contador de histórias narra a história. "Todos estes factores contribuem para um maior envolvimento da criança com aquilo que é contado", explicou a responsável, que além de artista plástica possui formação na pedagogia de Steiner.
"CADA FASE TEM QUE SER VIVIDA PLENAMENTE, SEM PRESSAS E SEM COMPETIÇÕES"
Para as crianças com idades entre os sete e os 14 anos (segundo septénio) a "Cores e Caminhos" desenvolve projectos relacionados com o meio ambiente e a componente artística.
"O lixo com vida" é o mais comum e é composto por ateliers de escultura e construção de instrumentos musicais, tudo feito com materiais de desperdício. O projecto tem a duração de um mês e decorre uma vez por semana, cabendo ao grupo trazer tudo o que normalmente deitam fora.
"Nesta idade é importante este trabalho para que a criança trabalhe com as mãos e tenha noção do estético", explicou a responsável, adiantando que qualquer escola que leccione a idades entre os sete e os 14 anos devia ter aulas de costura, bordados, jardinagem ou escultura.
Na Casa das Fadas funciona também um projecto anual, aberto a todas as idades, sobre história da arte. São aulas de aproximadamente duas horas, compostas por uma parte teórica e ou prática e que abordam a evolução da história da arte, desde as pinturas rupestres à arte moderna.
"Cada fase tem que ser vivida plenamente, sem pressas e sem competições", defendeu Cláudia Valentim, acrescentando que essa falta de desenvolvimento reflecte-se mais tarde e, por "isso é que há pessoas com depressões e outros problemas comuns aos dias de hoje".
Além dos eventos que decorrem nas instalações de Óbidos, existem projectos que continuam a decorrer em escolas. Por exemplo, existem 12 escolas de Cascais que, pelo quinto ano consecutivo, têm aulas de arte ministradas por esta equipa da "Cores e Caminhos".
Esta artista plástica também já arranjou uma equipa na região de Óbidos, a quem deu formação ao nível das marionetas e contadores de histórias, para participar nestes espectáculos. "A ideia é criar ao longo do país vários pólos itinerantes", contou a responsável que já possui outras equipas a trabalhar em Lisboa e Cascais.
Em Óbidos têm feito uma média de sete espectáculos por mês, tendo por espectadores meninos dos jardinsde-infância e escolas do primeiro ciclo, e idosos da região. "Gostaria que esta casa fosse sentida como uma casa aberta para toda a gente que pretenda passar umas tardes bem dispostas e ir melhorando como ser humano", concluiu Cláudia Valentim.
A "Cores e Caminhos", fica situada na Casa das Fadas, Rua do Facho n° 39 e 41, em Óbidos.
A pedagogia de Waldorf
A pedagogia Waldorf, introduzida em Portugal em 1984, aposta na liberdade de desenvolvimento das crianças, valorizando nos primeiros sete anos de vida as experiências sensoriais e desenvolvimento motor, em detrimento do aspecto intelectual e cognitivo.
As actividades desenvolvidas com os mais novos pretendem desenvolver os seus sentidos, estimular a sua imaginação e alegria de viver, apostando sempre na ligação e respeito pela natureza. A formação Waldorf inclui, nos vários ciclos de aprendizagem, as vertentes científica, artística e estética.
O método foi criado pelo educador austríaco Rudolf Steiner e adoptado pela primeira vez em 1919 numa escola para filhos de operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, em Estugarda, na Alemanha, e distinguiu-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos até hoje considerados revolucionários.
Este tipo de pedagogia é actualmente trabalhado em mais de 700 escolas em todo o mundo.
Fonte: Gazeta das Caldas
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